Invictus, Conquistando o Inimigo e a importância da Copa do Mundo de 2010

8 12 2009

do meu outro blog “e-conteúdo“:

Invictus é o filme dirigido por Clint Eastwood, inspirado no livro “Conquistando o Inimigo” do jornalista britânico John Carlin, que narra os primeiros anos pós-apartheid na África do Sul até a Copa do Mundo de Rugby de 1995. O então presidente, Nelson Mandela – no filme interpretado por Morgan Freeman, utilizou o esporte para unir, finalmente, negros e brancos no país. O rugby, um esporte que historicamente era jogado e apreciado somente pela população branca sul-africana, se tornou o esporte nacional da África do Sul. A camisa verde dos Springboks, como a seleção sul-africana é carinhosamente conhecida, passou a ser usada também pelas comunidades negras, que sairam às ruas para torcer e comemorar a vitória do time nacional na primeira Copa do Mundo que o país recebeu, a de rugby.


Veja aqui o trailer de Invictus.

Durante o apartheid, as comunidades negras eram proibidas de praticar o futebol nas ruas. O mesmo acontecia com Nelson Mandela e outros prisioneiros políticos no tempo em que ficaram presos em “Robben Island”, espécie de “Alcatroz” da Cidade do Cabo. Em protesto, as comunidades negras se uniam para sabotar e torcer contra a seleção de rugby do país. O livro de John Clarin narra episódios como este mas mostra como o esporte foi capaz de unir a nação sul-africana durante a transição política mais pacífica da história, após a eleição de Nelson Mandela.

A final da Copa de Rugby da África do Sul foi, em suas proporções, uma verdadeira “obra de arte” das transmissões esportivas. Antes do jogo começar, Nelson Mandela foi ovacionado ao entrar no estádio vestindo a camiseta oficial da seleção de Rugby e um boné, oferecidos pelo idolatrado capitão do Springboks, François Pienaar – interpretado no filme por Matt Damon. Um piloto da cia. aérea local, a South African Airways, que Mandela conheceu em um voo de volta do Rio de Janeiro (eu lembro desta viagem!), deu dois rasantes em um Jumbo 747, a poucos metros de altura do estádio, causando grande comoção entre os torcedores. Por fim, a África do Sul tornou-se campeã mundial de rugby naquele ano, superando o favoritismo da seleção “All Blacks“, da Nova Zelândia, e mostrando ao mundo que era finalmente um país unificado, sem separação de tribos ou cores.

Momento histórico: Mandela cumprimenta o capitão François Pienaar na final da Copa do Mundo de Rugby de 1995.

Quinze anos depois, a África do Sul recebe novamente uma Copa, desta vez para celebrar o esporte mais popular do mundo, o amado futebol.

O adjetivo empregado por todos que conhecem a África do Sul, quando questionados sobre como será a Copa do Mundo do país é sempre o mesmo: caloroso. Perfeição e pontualidade não são nem de longe lembrados. Eu vou além e digo que a Copa da África do Sul só será superada em calor humano pela Copa do Brasil, em 2014.

A festa do país começou oficialmente na última semana (em 4 de dezembro), quando aconteceu o sorteio das chaves dos países participantes, na Cidade do Cabo. A premiada atriz sul-africana, Charlize Theron, foi convidada a apresentar o sorteio. Para quem não está acostumado com a diversidade cultural e étnica da África do Sul, esta escolha pode causar estranhamento, como causou a alguns leitores da Folha de São Paulo (Carta ao Leitor, Ed. Domingo, 6 de dezembro). Na minha opinião, Charlize está fazendo o papel de Mandela e aparece para mostrar o apoio da população branca ao esporte e ao evento que irá apresentar ao mundo a pluralidade de uma nação que, não necessariamente, divide-se entre negros e brancos. Charlize é tão sul-africana quanto Mandela.

*** Curiosidade: Os negros que boicotavam os Springboks durante o apartheid, costumavam apoiar a seleção da Nova Zelândia, irônicamente conhecida como “All Blacks”.

**** Serviço 1: O filme Invictus, ainda sem título em português, será lançado no Brasil em 29 de janeiro de 2010. Dirigido por Clint Eastwood, estrelado por Morgan Freeman e filmado inteiramente na África do Sul, em cidades como Cape Town e Pretoria, Invictus é sério candidato a se tornar um dos filmaços do ano.

***** Serviço 2: A Copa do Mundo acontecerá de 11 de junho a 11 de julho de 2010, mas isso, com toda certeza, você já sabia.

**** Serviço 3:Conquistando o Inimigo” foi lançado sem muito barulho no Brasil pela Ed. Sextante mas após o lançamento do filme, em janeiro, deve se tornar destaque nas gôndolas das Fnacs e Culturas do país. O livro ressalta a fantástica habilidade de aglutinação política e social de Mandela e sua força pessoal, emprestada à seleção nacional de rugby que o considera o principal responsável pelo histórico êxito de 1995.

Cheers,
Erik Sadao

Anúncios

Ações

Informação

One response

11 01 2010
INVICTUS, o poema… « Blog Africanize-se

[…] o poema… 11 01 2010 Já falei aqui sobre o aguardado filme Invictus (clique aqui para ver o post) e ontem (10 de janeiro), finalmente, assisti ao filme, que estréia oficialmente […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: