Na bagagem não pode faltar…

15 12 2009

Atendendo ao pedido de uma consultora da Intercâmbio Global, escrevi um post com algumas dicas para ajudar na hora de fazer as malas e embarcar para o KRUGER PARK, e outros parques nacionais, para um safári:

* Roupas Leves e Confortáveis
Para quem irá se aventurar em um dos muitos safáris do país, apesar do clichê, aconselho sempre roupas claras, tipo cáqui. O motivo é que roupas coloridas, em tons fortes de vermelho, podem chamar a atenção dos animais.

Tênis e sapatos confortáveis também são extremamente recomendados.
E, a não ser que você seja um fanático por “moda safári”, não precisa investir em botas, tênis e roupas especiais.

Lembre-se que os lodges das reservas privadas oferecem todos os confortos de um hotel.

* Boné / Chapéu
Não é obrigatório mas durante o verão proporciona um pouco mais de conforto.

* Óculos de Sol
Importantíssimo!

* Protetor Solar

* Repelentes
Sinceramente, a não ser que você vá acampar e tenha “sangue doce”, os mosquitos não atrapalham tanto. A maioria dos lodges (hotéis da savana) têm repelentes, de excelente qualidade, que ficam à disposição dos hóspedes.

* Casaco
Mesmo no verão faz frio durante a noite e pela manhã. Não arrisque.
Uma jaqueta daquelas que viram colete é ideal para o inverno.

* Binóculos
Se quiser participar “ativamente” do safári leve seu próprio binóculo. Do contrário, conforme-se em aguardar a vez de todos que estão sem e que utilizam o do ranger.

DRESS CODES e “SAFÁRISTAS” DE PRIMEIRA VIAGEM
A África do Sul está se tornando cada dia mais “smart casual”. Em cidades como Cape Town, poucos usam terno com gravata e roupas mais formais para trabalhar. De maneira geral, o “dress code” é bastante parecido com o do Brasil.

Durante o dia, nos passeios, recomendo as roupas mais confortáveis possíveis. À noite, dependendo de onde se vai, verifique antes se não há um dress code obrigatório. Há algumas casas noturnas que não permitem a entrada de tênis, por exemplo.

Uma cena comum na chegada ao país é a de muitas famílias e casais uniformizados, da cabeça aos pés, com o “kit last minute safari” – apelido dado por uma amiga sul-africana que adora fazer graça de nós, os turistas.

Acho que parte da diversão da viagem é poder entrar neste clima de filme que só um safári proporciona. Já viajei com tanta gente que sonhava em fazer um safári mas que se sentiu frustrada por não estar “uniformizada” para as fotos. Para todo mundo, dou o mesmo conselho: “Não passe vontade e se jogue na Timberland e afins…rs

Uma ótima dica para quem quer entrar na moda safári é a rede de lojas Cape Union Mart, que tem unidades em todas as cidades sul-africanas, inclusive no Duty Free do aeroporto de Johannesburg. Bom gosto, para quem faz o estilo “safári urbano”, e qualidade, para quem é adepto do eco-turismo e do turismo de aventura.

Clique aqui para ver o site da Cape Union Mart.

ETIQUETA NA SAVANA:

1. O USO CONSCIENTE DO REPELENTE

Evite passar muito repelente durante o dia para não matar asfixiado quem está no jipe com você. Os rangers mais experientes recomendam que se passe uma pequena quantidade pela manhã e outra à noite sempre na área dos calcanhares, do pescoço e dos punhos. NUNCA, em hipótese alguma, mesmo que a própria “mosca”, do famoso filme de terror apareça travestida de libélula dentro do jipe, passe repelente com o carro em movimento. Se o seu repelente for em spray prefira tomá-lo a dispará-lo na cara dos outros.

2. NÃO EXISTEM SÓ OS BIG FIVE
Não seja um chato que está sempre procurando um dos big five (leão, leopardo, rinoceronte, elefante e búfalo). Você está tendo o privilégio de ver de perto um dos maiores espetáculos da natureza. Portanto, informe-se sobre outros animais…

3. REVEZE O LUGAR NA JANELA
Se o carro utilizado para o seu safári estiver cheio, tente trocar de lugar a cada parada para que todos tenham a chance de sentar próximo das janelas. Egoísmo no meio desta natureza toda não combina. E alguém mais irritado pode tentar te jogar do jipe.

4. NÃO FALE O TEMPO TODO
Os animais não estão acostumados com barulhos diferentes. Por isso, evite falar o tempo todo quando o ranger ou o tracker estiver procurando algum animal e, principalmente, quando todos estiverem observando. É incrível ver como a emoção toma conta de algumas pessoas. Eu costumo ficar paralisado, mesmo depois de ver tantos bichos. Uma amiga, que não digo o nome nem se for jogado em um lago com hipopótamos, não se aguentava e mandava beijos, daqueles estalados, para os elefantes. Resultado, o grupo todo reclamou.

PEQUENO DICIONÁRIO AFRICANO

Ranger é o expert em animais e área de safári que dirige e entende de mecânica, meteorologia e outras ciências “necessárias”.

Geralmente os carros para safári têm um ranger e um tracker, este último é o cara que, geralmente, foi criado no mato e que conhece a fundo os hábitos dos animais. Sentem o seu cheiro, identificam as pegadas e contam as melhores histórias!

Cheers,
Erik Sadao

Anúncios

Ações

Informação

4 responses

15 12 2009
Thiago

Divertidissimas as dicas de estiqueta no safari! E acima de tudo, funcionais.
Delicia de post Erik!

16 12 2009
Erik Sadao

Oi, Thiago! Que bom que gostou. ;o)
Ainda estou tentando acertar a mão na comunicação aqui do blog. Tenho muita coisa para postar. Estou preparando alguns mais fortes em história mas, sempre que alguém me perguntar algo, como aconteceu agora, vou lançar aqui.

Abraços, Erik

19 12 2009
Eliane Barzilay

Olá Erik,

Faltou a câmera fotográfica com um zoom legal…

Essencial!

Beijos

21 12 2009
africanizese

Oi, Eliane!
A câmera é o mais essencial. Fiquei com medo de ser mal interpretado mas o que você disse está certo: tem que ter um zoom legal!
Quem viaja com as câmeras domésticas, digitais convencionais, sempre se decepciona. Claro, dá pra tirar muita foto legal porque os bichos realmente chegam perto mas perdem-se ótimas fotos quando os animais não estão tão afim de chegar perto do carro.

Bj, Erik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: